Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

08/05/2019
Ideau

Espetáculo Artístico é apresentado por acadêmicos do curso de Pedagogia

      A arte pode ser vista como uma forma do ser humano expressar sua história, cultura e emoções, neste sentido, torna-se uma importante ferramenta para trabalhar com alunos de todas as idades. Entre as diferentes modalidades da Arte, as Artes Cênicas podem povoar o universo imaginativo dos alunos e também auxiliar para a união e desconcentração de um grupo. Vista como um ícone na pedagogia, a italiana Maria Montessori afirma que a tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.

      Praticando isso, uma das atividades desenvolvidas pela professora Marcia Zani Botton na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Arte, na Turma de Pedagogia V, é a montagem e apresentação de um espetáculo artístico baseado em uma história infantil, envolvendo todos os alunos da turma. Na noite do dia 07 de maio, foi apresentado o espetáculo baseado no livro de Marcelo Xavier, “Se criança governasse o mundo”. Na plateia, composta por professores e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Educação Física, estiveram presentes cerca de 200 pessoas.  No decorrer do espetáculo os alunos cantaram, representaram e apresentaram uma coreografia montada pela Professora do Jaíne Piva.

      O momento foi significativo não apenas pelo aprendizado, mas pelas emoções positivas gerada nos participantes, como é possível identificar nos depoimentos dos acadêmicos:

      Para mim o teatro nos proporcionou sair da zona de conforto e nos mostrou que podemos explorar a alegria, emoções, sentimentos, amizade, cooperação e muito aprendizado e gratidão! (Vanda Trainotti)

      Gratidão por essa noite especial de muitas emoções e desafios, onde a turma aproveitou cada momento e cena com muito amor. A cada ensaio um novo aprendizado. Agora só resta a saudade dos ensaios, onde tudo valeu a pena. (Patrícia Rodighero)

     Para mim o teatro foi um aprendizado e ao mesmo tempo um grande desafio, mas que nos proporcionou inúmeras emoções, as quais abrilhantaram ainda mais o espetáculo. Gratidão por esse momento tão especial. (Andressa Levinski)

      Foi uma experiência muito gratificante, e, ter a oportunidade de voltar a tocar violino em frente ao público depois de 3 anos parada foi magnífico. Acredito que a arte, seja ela em forma de teatro, dança, música, pintura, enfim, é essencial para o ser humano. É uma das formas mais puras de expressar o amor e o respeito ao próximo. (Thais Muscope)

      Participar do teatro ‘Se criança governasse o mundo’ foi muito gratificante. Uma experiência incrível. Pude entender como é importante no ensino de Arte realizar atividades nas quais as crianças se envolvam com o todo, desde a escolha do tema a ser encenado até os figurinos. Agradeço à Professora Marcia pela oportunidade e à turma pelo envolvimento. Sem nosso esforço, o espetáculo não teria saído do papel. (Emilly Castelan)

Comentários