Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

07/12/2018

Curso de Administração elabora e executa projeto para criação de empresa e produto

    No decorrer do semestre os acadêmicos do 2° nível do curso de Administração da Faculdade IDEAU desenvolveram dentro da disciplina Teoria Geral das Organizações (TGO) um projeto para criar empresas. Além de elaborar e executar a proposta os alunos foram desafiados a pensar na criação de um produto que pudesse ser comercializado na Instituição.

    A empresa projetada atende pela razão social de “Mousses da Administração e Cia – ME” e o portfólio de produtos desenvolvidos pela empresa, foi o mousse, nos sabores limão, maracujá e morango. A turma foi dividida em grupos operacionais, os quais compuseram os seguintes departamentos: administrativo, marketing e pesquisa de mercado, engenharia de desenvolvimento do produto, produção, vendas.

    Após ser definido a razão social da empresa e o produto, o departamento administrativo buscou recursos para formar o capital de giro para dar início às atividades da produção. Na oportunidade a empresa vendeu cotas capital no valor de R$ 10,00 por acadêmico. O departamento de marketing e pesquisa de mercado, juntamente com o departamento de engenharia de desenvolvimento, pesquisaram o mercado e definiram uma embalagem, a marca e o posicionamento de mercado da empresa. Depois de estabelecer produtos, embalagem e marca, o grupo de engenharia de desenvolvimento pesquisou receitas para produção e repassou para o departamento de produção que definiu processos, capacidade produtiva, tempos e movimentos e recursos humanos necessários para atender a demanda. O grupo de vendas, por sua vez, desenvolveu a campanha publicitária e participou ativamente da comercialização do produto. No desenvolvimento da campanha, realizaram a divulgação em salas de aula e setores do campus I.  Ao final do processo, as vendas dos produtos ao consumidor ocorreram nos corredores por meio da adaptação de um ponto de vendas.

    O trabalho desenvolvido pelos alunos demonstrou presteza e dedicação dos envolvidos ao passo que obtiveram conhecimentos sobre a prática real do mercado, uma vez que o projeto desenvolveu desde a aquisição de matéria prima, passando por questões sobre insumos, embalagens e rótulos, até chegar no consumidor.  

Comentários