Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

O curso de Gestão de Recursos Humanos objetiva formar profissionais para atuar no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Esse profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

Projeto Pedagógico do Curso

DOWNLOAD
Coordenação
Perfil do Egresso
Matriz Curricular

Flávio Carlos Barro

Presidente

Gustavo Wentz

Diretor

O profissional que se quer formar no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos deverá estar apto a trabalhar em qualquer organização que possua a área de Recursos Humanos:

* Inovação e Criatividade: Imaginação criativa e riqueza nas associações de idéias e experiências; Apresentação de soluções novas para necessidades e desejos novos ou existentes.
* Capacidade analítica e senso crítico: Análise de forma técnica e comportamental; Pró-atividade e responsabilidade na identificação e solução de problemas.
* Visão sistêmica: Visão global e estratégica da empresa, de seu funcionamento e a sua relação com o mercado; Pensamento estratégico.
* Habilidade técnica e funcional: Conhecimentos e habilidades técnicas específicas referentes à especialização funcional.
* Orientação para resultados: Inquietude incessante na busca pela implementação, execução, das ideias geradas, formatadas para atender ao público-alvo; Perfeccionismo como diferencial competitivo.

Primeiro Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Teoria das Organizações
6
120
0
120
não
Comunicação e Linguagem
2
40
0
40
não
Metodologia e Iniciação à Pesquisa Científica
2
40
0
40
não
Filosofia e Antropologia das Ciências Sociais
4
80
0
80
não
Seminário I
4
80
0
80
não
Atividades Complementares
1
20
0
20
não
Total
19
380
0
380
Segundo Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Fundamentos e Práticas da Contabilidade
6
120
0
120
não
Gestão de Pessoas
4
80
0
80
não
Legislação Empresarial
4
80
0
80
não
Seminário II
4
80
0
80
não
Atividades Complementares
1
20
0
20
não
Total
19
380
0
380
Terceiro Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Contabilidade Intermediária e Trabalhista
6
120
0
120
não
Gestão do Conhecimento
4
80
0
80
não
Ética e Responsabilidade
4
80
0
80
não
Seminário III
4
80
0
80
não
Atividades Complementares
1
20
0
20
não
Total
19
380
0
380
Quarto Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Marketing e Comportamento Humano
6
120
0
120
não
Contabilidade Financeira e Orçamentaria
4
80
0
80
não
Optativa
2
40
0
40
não
Estatística
2
40
0
40
não
Estágio Supervisionado
8
160
0
160
não
Atividades Complementares
1
20
0
20
não
Total
23
460
0
460
Totais de carga horária

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
%
Disciplinas Optativas
2
40
0
40
%
Atividades Complementares
4
80
0
80
%
Estágio Supervisionado
8
160
0
160
%
Disciplinas
66
1320
0
1320
%
Total
80
1600
0
1600
100%
Optativas

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Administração de Organizações Cooperativas
2
40
0
40
não
Administração de Organizações Rurais e Agroindustriais
2
40
0
40
não
Cenário Econômico e Modelos de Gestão
2
40
0
40
não
Consultoria
2
40
0
40
não
Direitos Humanos e Cidadania
2
40
0
40
não
Educação Ambiental para Sustentabilidade
2
40
0
40
não
Gerência e Comercialização em Marketing
2
40
0
40
não
Gestão de Empresas Familiares
2
40
0
40
não
Gestão de Serviços
2
40
0
40
não
Gestão do Conhecimento
2
40
0
40
não
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
2
40
0
40
não
Perfil do Consumidor
2
40
0
40
não
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência
2
40
0
40
não
Total
26
520
0
520